domingo, agosto 30, 2009

O Goldie e a Ruby.

O Goldie,


e a Ruby

O Goldie e a Ruby são dois irmãos Maine Coons ingleses que o dono, também inglês, trouxe para Portugal para exposição e criação. Vicissitudes de saúde afastaram-no do seu plano e cedeu-me os seus gatos que estão com dezassete meses.
A Ruby já a têm visto, é a mãe da ninhada do Sol. O Goldie apresento-vos agora. Esteve em casa das duas namoradas, a Zuzu e a Carrie e é o pai das duas mais recentes ninhadas.
Apesar de integrarem o meu plano de criação só temporariamente, fizeram todos os testes: Felv e Fiv, radiografia da anca, despiste de Cardiomiopatia hipertrófica por Adn e por ecocardiograma e na mesma eco, fez-se o despiste da doença dos rins poliquísticos (Pkd). Tudo foi, felizmente, negativo.
Não me canso de insistir na importância de, em relação às doenças que podemos tentar prevenir, não fazer criação sem avaliar os reprodutores. Pela raça e pelos gatinhos e donos. Nunca poderemos controlar tudo, mas podemos fazer o melhor possível com os conhecimentos que vão estando disponíveis.
A Ruby tratou maravilhosamente dos seus cinco bébés que estão gordos e anafados. Também ela está recuperada mas não tem, a meu ver, a estrutura suficiente para continuar a ser mãe. Vamos ficar com uma filhota e procuramos donos em Lisboa, para ela. Com pouco mais de um ano e super meiguinha fará um óptimo gato de companhia. Não sabemos muito bem como se entenderá com outros gatos já que talvez para defender a sua prole não era muito afável (é um eufemismo) com as outras gatas.
O Goldie ficará connosco mais uns meses. Vão ver muitos vermelhinhos nesta fase. Também ele é um verdadeiro gato de colo, que exige os seus mimos:-))
Foram tosquiados no fim do inverno, não estão ainda com o "casaco" habitual.

Bébés da Carrie, um dia.




A Carrie teve os seus bébés dia 28. Julgava-se que eram dois mas durante a noite nasceram mais três. Cinco como a Zuzu, para não ficar atrás. Não tenho bem a certeza mas são três tartaruguinhas que também ficarão em avaliação, uma ficará a fazer companhia à mãe e dois machinhos negro tabby. Ainda não deu para fazer fotos individuais que era tudo muito recente.

Bébés da Zuzu, 10 dias

A mãe Zuzu e seus filhotes,



Uma menina vermelho silver,
Uma menina vermelha,
Um machinho vermelho com branco,
Um machinho preto silver,

A tartaruguinha

A Zuzu teve a sua segunda ninhada no passado dia dia 19. Desta vez o pai é o Goldie de que vos vou falar a seguir.
São cinco, três meninas, uma tartaruguinha e duas vermelhas, uma delas silver, que vão ficar em avaliação até lá para as oito semanas, já que uma delas ficará a fazer companhia à mãe. Os dois machinhos um vermelho e um preto silver vão estar disponíveis.

quinta-feira, agosto 27, 2009

Cool Jazz, os meninos da Rosaline e do Duke

A mãe Rosaline,
O Charlie ParkerA Sarah, que vai para o Brasil para o mês que vem,


O Oscar já em casa do novo dono,


A Dee Dee ainda disponível,

As duas meninas a desarrumarem as revistas...

Falta o Charlie que também já está em casa dos novos donos a brincar com a Sandy, uma panterinha preta do ano passado. Ficámos de por lá passar e tirar umas fotos aos dois, agora no princípio de Setembro.
N.B. Já não falta, porque juntei as fotos que chegaram entretanto, mas está um pouco mais velho que os manos, neste comjunto.

domingo, agosto 23, 2009

Os meninos do Sol, 8 semanas.

A mãe Ruby
Sunrise

Sunset e Sunshine
Sunset
Sunshine

Sunflower

Midnightsun

Os filhotes da Ruby estão com oito semanas, levam amanhã a primeira vacina. Fotos das brincadeiras de hoje. A mãe já está menos magrizela e com um pêlo macio, ainda curto, mas bonito.

Exposição do Estoril, cães, para variar!


Desta vez levámos a Ronalda, a nossa Basset-Hound a uma exposição. Os detalhes vão estar no respecivo blog com uma reportagem fotográfica. Não há nada mais engraçado do que Basset-Hounds em grupo. Aqui fica um pequeno apontamento.

domingo, agosto 16, 2009

Ninhada Summertime, hoje.




Sunshine
Sunflower
Midnight Sun

Meninas


Meninos

Ninguém queria deixar-se pesar, mas logo a seguir, a balança tornou-se o centro da brincadeira. Agora que já estão a comer bem a ração, quem lidera os pesos é a Sunflower.
A que fica para mim a Sunrise, que foi a maior da ninhada, à nascença e enquanto foi só leitinho agora está em quarto. Isto é muito dinâmico! O Sunshine está quase bom dos olhinhos, mas com tanta luta não deve tardar que hajam mais acidentados.