terça-feira, fevereiro 20, 2007

Histórias de criadora,Episódio 3. As exposições.


O mundo das exposições, felinas ou caninas, é especial mas indispensável para um criador que se preze. Para nós, as nossas pequenas preciosidades peludas são as mais belas do mundo e a opinião dos outros não nos interessa nada...mas, não é bem assim.
Realmente, só depois de muitos anos de experiência, um criador é capaz de avaliar bem os seus gatos. Levá-los às exposições, vê-los serem julgados e comparados, aprender a linguagem esotérica dos "pontos", dos Cac e Cacib, perceber porque diabo de ordem são chamados, a que grupo e cor pertencem, com todos os códigos e tiques, faz parte do querer criar bem.
Claro que os juízes ao dizerem-nos que o "grooming" (a toilette do gato) não está em boas condições, quando perdemos mais de uma hora no banho do bicho, fazem-nos sentir "maçaricos". Não tem muita importância, na próxima já tentamos fazer melhor.
É também o primeiro contacto com os outros criadores e os outros gatos. Para mim, que só gostava de gatos de rua e, mais tarde, do Maine Coon porque tinha ar de gato, foi uma revelação! Já os conheço, já gosto e já sei os nomes, das raças, e dos próprios gatos.
É também o melhor sítio para falar...de gatos. Este hobby é muito absorvente e há uma altura em que a família e os amigos já não nos suportam com as nossas intermináveis conversas sobre os bichanos e as descobertas que sobre eles fazemos. É o momento de começar a conviver com quem tem os mesmos interesses.
Claro que nem tudo é bom, há alguma má língua, invejozites e vaidades despropositadas, mas como em qualquer outra, separando o trigo do joio, é uma actividade que distrai, proporciona convívio e, sobretudo, em que aprendemos mais sobre a raça que criamos.
Quanto aos gatos, há os que gostam de se exibir e os outros que nem tanto...o doce Catsby passou por fera quando, enervado pelos outros machos demasiado perto, me deu uma unhada na vista quando fiz o disparate de meter a minha cabeça na gaiola para lhe dar um miminho. Fiquei conhecida de todos nesse dia e dei má reputação ao pobre gato. Inexperiência!

Sem comentários: