domingo, agosto 30, 2009

O Goldie e a Ruby.

O Goldie,


e a Ruby

O Goldie e a Ruby são dois irmãos Maine Coons ingleses que o dono, também inglês, trouxe para Portugal para exposição e criação. Vicissitudes de saúde afastaram-no do seu plano e cedeu-me os seus gatos que estão com dezassete meses.
A Ruby já a têm visto, é a mãe da ninhada do Sol. O Goldie apresento-vos agora. Esteve em casa das duas namoradas, a Zuzu e a Carrie e é o pai das duas mais recentes ninhadas.
Apesar de integrarem o meu plano de criação só temporariamente, fizeram todos os testes: Felv e Fiv, radiografia da anca, despiste de Cardiomiopatia hipertrófica por Adn e por ecocardiograma e na mesma eco, fez-se o despiste da doença dos rins poliquísticos (Pkd). Tudo foi, felizmente, negativo.
Não me canso de insistir na importância de, em relação às doenças que podemos tentar prevenir, não fazer criação sem avaliar os reprodutores. Pela raça e pelos gatinhos e donos. Nunca poderemos controlar tudo, mas podemos fazer o melhor possível com os conhecimentos que vão estando disponíveis.
A Ruby tratou maravilhosamente dos seus cinco bébés que estão gordos e anafados. Também ela está recuperada mas não tem, a meu ver, a estrutura suficiente para continuar a ser mãe. Vamos ficar com uma filhota e procuramos donos em Lisboa, para ela. Com pouco mais de um ano e super meiguinha fará um óptimo gato de companhia. Não sabemos muito bem como se entenderá com outros gatos já que talvez para defender a sua prole não era muito afável (é um eufemismo) com as outras gatas.
O Goldie ficará connosco mais uns meses. Vão ver muitos vermelhinhos nesta fase. Também ele é um verdadeiro gato de colo, que exige os seus mimos:-))
Foram tosquiados no fim do inverno, não estão ainda com o "casaco" habitual.

Sem comentários: